domingo, 23 de março de 2014

Almôndegas Gulosas C/ Puré de Batata Doce

Cá em casa comemos raramente qualquer coisa com carne picada.
Seja porque um transplantado tem que ter cuidado com comida ou alimentos que sejam muito manuseados, ou simplesmente porque não é do que o Tó mais gosta, carne já meio mastigada lol :)

Mas há uns dias fiz Almôndegas Gulosas C/ Puré de Batata Doce 


Usei:

- 400 gramas de almôndegas (usem carne de porco, vaca, ou se quiserem fazer de frango, misturem um pouco de vaca ou porco para não ficar muito seco, ainda que seja menos calórico frango ou peru)
- meia cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- sal q.b
- azeite
- vinho branco
- especiarias Suldouro: pimentão doce, alho picado, ervas provence, oreganos, piri-piri e nós moscada
- 2 batatas doces (se preferirem puré de batata normal, usem o que costumam usar, flocos ou batata normal)
- 1 colher sobremesa margarina (isto para o puré)
- leite magro a olho e um pouco de água (isto para o puré)

Para o Puré:
(se preferirem fazer puré de batata normal, façam como gostam, ou até mesmo puré de couve-flor, é a vossa escolha)

Cozi as batatas e cortei aos cubos, juntei um pouco de leite magro e fiz tudo em puré no liquidificador. Depois coloquei num tacho e juntei mais um pouco de leite ou água, com uma colher de sobremesa de margarina e deixei aquecer até derreter a margarina. Juntei o restante puré ainda meio empapado do liquidificador e fui mexendo e juntando liquido até ficar naquela consistência a gosto. Confirmei tempero e juntei sal e nós moscada a gosto até estar satisfeita. gosto com muita nós moscada e adoro o moinho da Suldouro nisto!

Para as Almôndegas:

Comecem o bom do refogado com a cebola picada, os dentes de alho picados e o azeite. Entretanto tenham feito antes um tempero com o pimentão doce, o sal, vinho branco, alho picado, ervas provence, oreganos e piri-piri. Misturem tudo e coloquem as almôndegas de molho no banho e abanem as moças. Banho de 30 minutos.

Depois da cebola e alho estarem já lourinhos, metam as almôndegas sem o banho e deixem criar aquela crosta dourada de todos os lados. Depois de estarem douradas por fora de todos os lados, juntem o banho e um pouco de água, 1 copo de 250ml e tapem em lume baixo por uns 20/30 minutos. controlem para não secar e vão mexendo. Assim que virem que está a ficar seco e estão todas as almôndegas coradas e gulosas, está pronto.

(vejam a diferença entre o meu prato e o do Tó ;)

Sirvam com o puré e alguns legumes ou salada ao gosto. Coloquem uns raminhos de salsa picada em cima para cor, cheiro e gosto ;) e mais nós moscada em cima do puré para os mais gulosos ;)


Bon Apetit!
     

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...